Se você já se fez essa pergunta, provavelmente já fritou a calculadora fazendo e refazendo contas de quanto vale o aluguel frente a investimentos no mercado financeiro, de quanto iria te render o valor do imóvel em juros fixos, assim podendo pagar o aluguel do mesmo imóvel e ainda sobrar uma diferença no final do mês.
E é isso mesmo. PODE valer a pena. PODE.
Porém, tenha em mente 2 fatores:
1. FAMÍLIA: Quem é a sua família? O que ELES esperam?
O Brasil é um país de cultura ainda muito tradicional, raiz. O imóvel próprio é ainda o investimento mais seguro para nós pois a sensação de LAR que podemos prover a nossa família é um dos sentimentos mais satisfatórios que temos na formação de nossos filhos e da sociedade familiar. O imóvel próprio é o porto seguro da maioria das famílias brasileiras.
2. ESTRATÉGIA DE LONGO PRAZO: Tem conhecimento de mercado financeiro? O que VOCÊ espera?
Para aplicarmos nosso dinheiro no mercado financeiro, a ponto de valer a pena o retorno frente ao valor do aluguel, não se pode simplesmente aplicar em qualquer renda fixa e achar que já será o suficiente. Para esse retorno ser satisfatório, você ficará sujeito a uma exposição ao mercado.
O mundo financeiro é sempre volátil, hora está em crescente, hora aparece um novo corona vírus e abala tudo.

Se você não estiver com uma estratégia bem definida, um plano bem claro de investimento a ponto de não se preocupar se os juros financeiros estão muito baixos, se uma promessa de guerra entre dois países orientais derruba o ibovespa 15% em 1 dia, então não acho que deva expor seu patrimônio a esse risco, já que provavelmente, você liquidará tudo no primeiro balanço do mercado e queimará boa parte de seu investimento.
Entenda que não há uma regra que seja a correta nessa questão. O que determinará o sucesso no seu investimento – seja no imóvel ou no mercado financeiro – será o seu conhecimento, seu estudo e sua estratégia para isso.
Na dicotomia Comprar/Alugar, prefira a conversa entre família, a pesquisa, o auxílio de experts, pois assim, o risco diminui consideravelmente.
Comments